(...) Desenfaixaram minhas mãos e pés —
O grande striptease.
Senhoras e senhores,

Eis minhas mãos
Meus joelhos.
Posso ser só pele e osso,

No entanto sou a mesma, idêntica mulher. (...)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Extreme


"(...)Ou será que existe algo entre eu e vocês aí fora – seja um ou sejam muitos –, algo que os torne unidos a mim, como as abelhas à rainha? Vocês me sentem, membros de meu corpo espalhado? Escutam minhas palavras inaudíveis, agora ou em qualquer momento? Porventura você procura por fim, meu outro?"


Significado de Extremo

adj. Que está no ponto mais afastado; distante, longínquo, remoto: os extremos confins do império.

Que está no auge, no último grau de intensidade: possuído de extrema angústia.

Derradeiro, último: ouviu-lhe a extrema voz da boca fria.

S.m. O ponto mais distante; extremidade, termo: o extremo de sua fazenda esbarra num rio.

S.m.pl. Carinho excessivo: trata os netos com extremos.

Sinônimos de Extremo

Sinônimo de extremo: afastado, afinal, derradeiro, distante, exagero, excesso, limite, longínquo, mero, ponta, pólo, simples e último.


Venho aqui falar novamente dessa palavra que me persegue: extremo.
Estudando os sinônimos de "extremo", eu vejo que tem muito a ver comigo, como em AFASTADO, que pode muito bem se referir à minha relação com as outras pessoas que vivem ao meu redor. Em DERRADEIRO eu vejo meus pedidos de ajuda, sempre imediatistas e necessários. Em EXCESSO eu vejo meus sentimentos para com tudo a minha volta, todas as situações. Em LIMITE eu posso ler aquilo que falta no meu temperamento explosivo. E em ÚLTIMO posso dizer que é como me sinto na minha vida, de forma geral, como se tudo que eu fizesse fosse a última coisa a se fazer, já sem medo da morte, me entregando para os EXAGEROS sem medir consequências.
Nos extremos é a forma como aprendi a viver, sempre indo de lá pra cá muito rápido, sem parar pra ver se existe meio termo, sem acordo de guerra, sem pensar nas medidas possíveis para viver em paz com a minha consciência.
Pelas lentes que enxergo o mundo, ou se é perfeito ou totalmente errado, ou se é totalmente bondoso ou totalmente maléfico.
Isso me prejudica, eu admito, mas não sei como mudar, e admito isso também, porque já me foram dadas tantas chances de fazer o que é considerado certo, de trabalhar meu lado "morno" sem ficar me queimando ou congelando, e ainda assim permaneço nessa montanha russa de emoções e respostas afetivas.
Já desperdicei a confiança daqueles que me são caros tantas e tantas vezes, que nem sei como é que ainda consigo olhar nos olhos deles e pedir de novo "me ajude, dessa vez eu vou mudar".
Eu não mudo.
Acrescente à um humor deprimido, explosivo, imprevisível, um pouco de história trágica e você terá a receita para a minha vida. Uma sucessão de erros sem medida.
Mesmo assim, essa sou eu, e devo lutar contra meu raciocínio jogador de "oito ou oitenta" para conseguir alguma paz, algum dia...

Um comentário:

  1. você dá conta de aprender a lidar consigo mesma, meu amor... um dia chega, não a um equilíbrio, mas a uma estabilidade de entendimento de o que é você que vai conseguir separar o que as coisas são de como você as vê, do que você sente e de que fazer a respeito. eu vejo muito progresso nesses 15 meses que estamos juntos : )

    ResponderExcluir

Não se abra com seu amigo, que ele outro amigo tem. E o amigo do seu amigo, tem outro amigo também! - Mário Quintana (CUIDADO COM AS PALAVRAS)